1 mês
Esse é um período de adaptação tanto para o bebê, quanto para a mãe, principalmente aquelas de primeira viagem rsrs. Nesses primeiros dias, o bebê não tem uma visão desenvolvida, por isso, é importante estimulá-lo com brinquedos coloridos a sua vista. Os bebês amam ficar enrolados e quentinhos como um charutinho, pois isso lembra o conforto que era dentro da barriga da mamãe. A função auditiva do bebê é desenvolvida desde quando está na barriga, por esse motivo ele consegue reconhecer a voz da mãe assim que nasce.
2 mês
No segundo mês, podemos notar que o bebê tem músculos mais rígidos em relação ao mês anterior, e também começa a fase dos sorrisos que a gente tanto se encanta. Nesse mês o bebê já tem melhor domínio de seus movimentos, e já consegue até virar um pouquinho o rostinho para o lado, ou levantar o queixo. E a visão já se desenvolveu mais também, agora o bebê já consegue fixar o olhar em um objeto e até reconhecer um rosto mais familiar.
3 mês
No terceiro mês o bebê já consegue reconhecer texturas, consistências e volumes. Nessa fase o bebê passa a morder a própria mãozinha e levar objetos para a boca, seu sentido de tato está mais desenvolvido, então ele consegue segurar objetos nas mãos por mais tempo. A coluna do bebê também está mais ereta, então ao levanta-lo, você já o percebe esticando as perninhas, o que significa que sua musculatura está se desenvolvendo.
4º mês
Essa fase costuma ser um salto de desenvolvimento, o bebê faz gracinhas, brinca e faz barulhinhos super fofos. Aqui o bebê oficialmente entra na fase conhecida como “oral”, onde a área de reconhecimento de objetos, texturas e sabores é feita pela boca, e agora os mordedores serão seus melhores amigos. O bebê também já consegue perfeitamente fazer o movimento de abrir e fechar as mãozinhas, o que significa que há um desenvolvimento cognitivo e motor.
5º mês
Nos 5 meses o bebê tem um forte desenvolvimento na região da cintura, o que significa que o bebê está apto a começar ficar sentado.
6º mês
Agora finalmente o bebê pode ficar sentado, claro que com apoio de almofadas, e é importante sempre manter brinquedos por perto para estimular a interação. Nessa fase também o bebê não gosta de ficar sozinho, pois construiu todo o reconhecimento de ambiente e pessoas na qual ele se sente seguro.
Dos 7 aos 9 meses
Essa fase é marcada pelo desenvolvimento da cintura, perninhas e a postura, já consegue sentar sozinho sem apoio, e enfim pode começar a fase de engatinhar. Lembrando que é sempre importante realizar estímulos com brinquedos e brincadeiras. O bebê também já começa a querer chamar a atenção dos pais com grunhidos e pode até querer iniciar suas primeiras palavrinhas.
Dos 10 aos 12 meses
Aqui o bebê já engatinha com bastante segurança e logo começa a querer levantar também, ou ficar em pé segurando em objetos. Aqui é importante a utilização de tapetes emborrachados e ajudar o bebê também. Lembre-se que o bebê está aprendendo suas primeiras palavras com base na repetição, então tudo o que os pais dizem, o bebê irá querer repetir. Portanto, tome um pouquinho de cuidado com o que dizem em casa.
Enfim chegamos aos doze meses, e você pode olhar para trás e lembrar de tudo o que viveu com esse serzinho, e perceber o quanto o tempo passa rápido, e em um piscar de olhos, seu bebê já está virando uma mocinha ou um rapazinho rsrs...
Por isso, lembre sempre de registrar tudo, não confie somente na sua memória, e além disso, seu filho (a) quando crescer poderá acompanhar tudo isso através desses registros.
Aqui no estúdio trabalhamos com acompanhamento mensal, onde todo mês os bebês são fotografados em cenários característicos da época ou comemoração que estamos passando.
Temos a certeza que todos esses bebês vão amar no futuro olhar para essas fotos e poder saber um pouco de como foi essa fase.